O profissional de relações de públicas é o responsável por todo o trabalho de comunicação de uma empresa, instituição ou, até mesmo uma pessoa. Ele se preocupa com a imagem das empresas diante do mercado e do consumidor, desempenhando varias funções dentro da profissão como o Relações Públicas Proativo, Relações Públicas Reativo e o Media Training.
Relações Públicas Proativo é aquele que resolve os problemas antes que eles possam trazer conseqüências para o cliente. Um relações públicas tem que estar sempre muito bem informado com as principais notícias do mundo, principalmente as que podem afetar seus clientes, acompanhar as decisões internas da empresa e estar próximo ao presidente, assim ele previne seu cliente contra futuras crises, como por exemplo, as pílulas de farinha dos laboratórios Schering. A sua função, como profissional, é administrar e controlar toda a desordem evitando uma repercussão negativa desnecessária.
O Relações Públicas Reativo é aquele que só age depois que o problema surge, dando como exemplo, o escândalo da Parmalat quando descobriram que parte do leite distribuído estava adulterado. Nesse momento entra o trabalho do RP, que faz com que através de seus argumentos a situação se inverta a favor da empresa. Meses depois a empresa Parmalat voltava a operar, quase que normalmente, graças ao trabalho de seus relações públicas.
O Media Training é o profissional que treina o executivo com simulações de entrevistas, coletivas de imprensa e perguntas embaraçosas de jornalistas, tendo como objetivo ajudar o cliente a ter boa desenvoltura, superar medos e ansiedades.
Por Jéssica Nayanne.
iTheme Techno Blogger by Black Quanta. Sponsored by Systems Monitoring. Distributed by eBlog Templates
21 de novembro de 2008 às 22:47
Finalmente um texto com que eu entendo a diferença entre proativo e reativo.. ta muito bom o texto muito bom msm.
Não conhecia muito sobre esse assunto, mais vejo que é bem interresante
22 de novembro de 2008 às 00:11
Eu nem sabia que existia esse tal de media training...
Muito bom saber
Arrasou!
23 de novembro de 2008 às 17:55
Tá bem formulado e "intendível".
O uso da linguagem simples facilitou a leitura e o próprio entendimento sobre o assunto. Não se precisou estudar sobre Relações Públicas ou ver algo sobre esse tema para entender o texto.
Gostei. Ficou ótimo.
Fácil, prático, direto e objetivo, que é o mais importante.
Bom mesmo!
25 de novembro de 2008 às 21:01
menino... pensava q essa hist de relações publicas era mais simples... mas to vendo que o negocio é beeeem mais complexo!
ta otimo o texto.
Bjinhus
26 de novembro de 2008 às 23:05
Estou impressionado com este "argumento simples" que só me enriqueceu... Simples mas rico em questão de informação!!!
Parabéns...
27 de novembro de 2008 às 18:25
eu nem sabia um monte de coisa tbm... oaiaoaiaoai desculpa ae que a autora é minha miguxa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjão