segunda-feira, novembro 24, 2008


Você já reparou como as coisas atualmente evoluem de forma acelerada? A moda, tecnologia, músicas, livros e filmes, todos atingem o ápice e o declínio rapidamente.
Em pouco tempo, o que era a sensação do momento torna-se brega e cafona. Você já se questionou porque isso acontece e quem manipula essa sensação?

Na década de 60 é criada a obsolescência planejada, que significa: produzido para ir ao lixo. Isso engloba os produtos descartáveis, de baixa durabilidade e aqueles que apenas aparentam ter alta qualidade. Mas apenas a obsolescência planejada não era o suficiente e criou-se então, a obsolescência perceptiva onde as pessoas deveriam ser convencidas a comprar sem haver necessidade.

Mas como as pessoas são convencidas? Esse convencimento surge através da publicidade, que tem como objetivo apontar as novidades e criar as tendências. Tudo isso desperta o desejo dos consumidores e a ilusão de que eles precisam de algo novo, mesmo já tendo uma versão antiga do mesmo produto em perfeitas condições.

A publicidade também utiliza-se da obsolescência quando diz que nossos cabelos, corpos, roupas ou carros estão errados e que precisamos mudar para se ter uma vida de sucesso. Essa é a união perfeita entre a necessidade do mercado de vender cada vez mais e a publicidade, que tem a função de divulgar e convencer.

3 comentários:

  1. legal, mas num entendi direito o que é obsolescencia...

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  2. assim... faltou exemplificar. Na minha opinião isso. Mas que vc pegou o "espirito da coisa" pegou. A publicidade eh a mola mestra da obsolescência ou vice e versa! se completam!

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  3. pessoas..queria que fosse mais claro o que seria a obsolência...rs..o texto me fez lembrar de algumas discussões sobre cultura muuuito innteressantes... bom post!
    um xero!

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