quarta-feira, novembro 19, 2008

Perfil

Existem vários tipos de relações. Relações conjugais, relações exteriores, diplomáticas, interpessoais, sexuais e por aí vai. Seres humanos são relacionáveis. O tempo todo. Mas só um profissional trabalha para relacionar algo ou alguém com o resto do mundo e da a importância merecida ao feedback. Só ele coloca a imagem do que ou de quem ele representa antes de sua própria imagem. Só ele se importa mais com o que as pessoas pensam do chefe dele do que com o que pensam dele: O Relações Públicas.

Um bom RP é o que está antenado com o que acontece no mundo, que antecipa movimentos da concorrência e que sabe a hora de falar e a hora de ficar calado. Dois casos ilustram a última sentença muito bem.

O primeiro, a hora de falar, aconteceu com a Parmalat, quando foi divulgado na mídia que o leite da empresa estava adulterado com água sanitária. Tempos depois aparece dona Hebe Camargo perante as donas de casa defendendo a Parmalat, dizendo que empresa era séria e confiável.

O segundo, a hora de ficar calado, aconteceu com o Mcdonalds, quando divulgaram que a carne deles não era totalmente confiável. A empresa não se manifestou sobre o ocorrido, porém mandou sim uma mensagem aos seus fiéis clientes. Mandou colocar “Carne 100% bovina” nas caixas dos sanduíches.

Um bom RP sempre tem o que comunicar, ele só tem que achar a melhor estratégia para fazê-lo.


Amélia Lôbo

5 comentários:

  1. Em outras palavras: RP tem que se garantir!

    Ótimo perfil!
    Mas reparei que esse post ficaria melhor abrindo o assunto. =]

    ResponderExcluir
  2. Bom assunto. definiu bem onde ficam e o q fazem os RP.

    Ficou mara!

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Bem explicativo também.
    Foi uma definição bem direta.
    Tá Ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, e também bastante direto e acessível para caracterizar a profissão para aqueles que não conhecem. Esa é minha amiga. Bjos!!!

    ResponderExcluir

Solte o termo por aqui!